É preciso lembrar que a questão da disciplina do aluno com o computador se dá porque o dispositivo muitas vezes é uma novidade para ele. Mas essa novidade não deve estar centrada no interesse pelo dispositivo,que passa logo, mas sim principalmente na inovação curricular e metodológica que acontece quando usamos o computador como estruturante do processo e não como ferramenta. Então quando ele pode ter autonomia para escrever e ler , quando há interdisciplinaridade, quando há um trabalho criativo e não repetitivo e quando efetivamente parte do interesse do aluno, o computador pode ser aí um elemento estruturante, pois possibilita que tudo isso aconteça. A presença do dispositivo é importante, mas precisa vir acompanhado de outro tipo de inovação, que é humana e que acreditamos que essa sim pode promover melhor a disciplina. Também entendemos por disciplina, não aquele comportamento estático, do obedecer por obedecer, do silencio do aluno e da fala do professor. Mas sim um aluno ativo, interessado, criativo, curioso. Só para esclarecer.
Que legal, Consú, parabéns pela iniciativa do vídeo!!! Um depoimento bem interessante!
ResponderExcluirÉ preciso lembrar que a questão da disciplina do aluno com o computador se dá porque o dispositivo muitas vezes é uma novidade para ele. Mas essa novidade não deve estar centrada no interesse pelo dispositivo,que passa logo, mas sim principalmente na inovação curricular e metodológica que acontece quando usamos o computador como estruturante do processo e não como ferramenta. Então quando ele pode ter autonomia para escrever e ler , quando há interdisciplinaridade, quando há um trabalho criativo e não repetitivo e quando efetivamente parte do interesse do aluno, o computador pode ser aí um elemento estruturante, pois possibilita que tudo isso aconteça. A presença do dispositivo é importante, mas precisa vir acompanhado de outro tipo de inovação, que é humana e que acreditamos que essa sim pode promover melhor a disciplina. Também entendemos por disciplina, não aquele comportamento estático, do obedecer por obedecer, do silencio do aluno e da fala do professor. Mas sim um aluno ativo, interessado, criativo, curioso. Só para esclarecer.
ResponderExcluir